Dra. Isabela M. B. David
Nutrologia Preventiva
DETOX: SIM OU NÃO?
Algumas pessoas "desconfiam" das propostas detox, mas, no nosso mundo de "excessos", fazem todo o sentido! Por exemplo: você lava bem o mamão antes de ingeri-lo?
Muita gente não o lava, porque não vai ingerir a casca, mas também não lava bem as mãos depois que o manipula. Resultado: suas mãos podem ficar contaminadas por "ingredientes de elevado grau de toxicidade aguda comprovada e que causam problemas neurológicos, reprodutivos, de desregulação hormonal e até câncer", segundo a definição de agrotóxicos da Anvisa. Isto porque o mamão usualmente está na lista dos 10 alimentos mais contaminados.
Estamos expostos a muitas e muitas substâncias "estranhas" que precisam ser "processadas" no fígado, nosso órgão de detoxificação por excelência. Por isso acreditamos que um tratamento "detox", com uma dieta apropriada, poupando o organismo, pode ser benéfico, sim, para a maioria das pessoas, a não ser para aqueles que sejam vegetarianos ou semivegetarianos, com uma alimentação bem natural, só com alimentos orgânicos e que sigam as "premissas" de uma dieta antiinflamatória, antioxidante, alcalinizante e tudo mais recomendado para uma boa saúde!
Valorize os orgânicos!
VOLTAR PARA A PÁGINA ARTIGOSVOLTAR PARA A PÁGINA ARTIGOSg!