CHOCOLATE AMARGO: IMPORTANTE FONTE DE COBRE
O chocolate amargo e outros produtos feitos à base de chocolate são os maiores contribuintes de cobre na dieta diária. O chocolate amargo contém consideravelmente mais cobre do que o que é preparado com leite. Uma barra de chocolate amargo de 85 gramas pode conter 0,75 miligramas de cobre, quantidade superior à dose diária recomendada para os meninos, adolescentes e adultos. Pelo contrário, uma barra de chocolate com leite do mesmo peso, pode conter 0,18 miligramas de cobre, o que equivale a 20% da dose diária recomendada para adolescentes e adultos.
Fontes de cobre:
Entre os alimentos mais ricos em cobre figuram os produtos marinhos (especialmente os frutos do mar tais como as ostras, lulas e siris, que concentram o cobre da água de mar ao se alimentarem mediante filtração), as carnes orgânicas (como o fígado, rins), grãos inteiros, amendoim, nozes, amêndoas, sementes de girassol, passas, legumes (feijão, grãos-de-bico e lentilhas) e o chocolate, já que o pó do cacau contém 36,4 mg de cobre por quilograma. Outras fontes alimentícias que contêm cobre incluem as batatas, ervilhas, carnes vermelhas, cogumelos, algumas verduras escuras e algumas frutas (como os cocos, pêssegos, papaias e maçãs).
O arroz e o frango têm um conteúdo relativamente baixo de cobre, mas provêem uma quantidade razoável de cobre ao corpo porque são consumidos em grandes quantidades.